Dúvidas Frequentes

O concentrado de microalgas funciona como uma ração para a criação de alimento vivo (rotíferos, artêmias e copépodes), para suplementar a alimentação de corais, tridacnas e peixes marinhos. Também pode ser usado na larvicultura de peixes marinhos em sistema água verde, e para sementes de moluscos.

Ao dosar o concentrado em aquários ele atua de duas formas, como alimento direto para os corais em especial corais moles e SPS, e também como alimento para a microvida que é alimento de peixes marinhos como mandarins e yellow gobys e corais.

Em aquários, para corais, peixes marinhos e microvida: 1ml para cada 100l do display + sump (volume total) diariamente

Criação de rotíferos e artêmias: 1 ml para cada litro de cultivo, diariamente.

Larvicultura de peixes marinhos em água verde: 0,5 ml do concentrado por litro de água do tanque de cultivo, diariamente

* 1ml do concentrado de microalgas equivale a 10 gotas 

* Para melhores resultados no cultivo de artêmias adultas, recomendamos dosar em conjunto com spirulina em pó

É simples, primeiro calcule a quantidade desejada com base no tipo de aplicação (aquário ou cultivo vide o item acima) e no volume de água. Em seguida dilua o produto com um pouco de água salgada e adicione. 

* No caso de aquários não precisa desligar bomba de recalque nem skimmer.

Não, as microalgas são cultivadas em condições ótimas e sem patógenos. A dosagem em excesso do produto é removida pelo skimmer.

Spirulina é uma microalga do grupo das algas verde-azuladas, isso porque, além da clorofila, elas produzem um pigmento azul chamado ficocianina que funciona como antioxidante e como agente pigmentante natural. Além disso, a spirulina possui grande concentração de proteínas (~60%) e vitaminas. 

A spirulina em pó pode ser usada na preparação de mix ou patês para peixes, especialmente os reprodutores, no enriquecimento e cultivo de artêmias e rotíferos. 

Recomendamos usar uma pontinha de colher de café (bem pouco mesmo) para 5l de cultivo. 

* Para melhores resultados no cultivo de artêmias adultas, recomendamos dosar em conjunto com o concentrado de Nanno (siga as instruções para esse produto acima).

Os cistos de artêmia devem ser eclodidos (chocados) e os náuplios oferecidos para corais, peixes marinhos e camarões como alimento.

Preparação da água :

Use um recipiente de 2l (PET de refrigerante, por exemplo) adicione água salgada e deixe os cistos hidratando por 15min. 

Colocação dos ovos :

Ligue a aeração forte (caso necessário coloque um compressor para cada compartimento de criação). Esta aeração ficará ligada constantemente durante e após a eclosão.

Verifique se a temperatura está adequada.

Deite no recipiente 01 colher de chá de ovos (cistos) de artêmias .

Tempos :

Tempo aproximado para eclosão dos ovos : 24h

Tempo aproximado de vida dos náuplios após a eclosão : 24h

Para que seja sempre disponível náuplios de artêmia para alimentação de alevinos, assim que houver a eclosão dos ovos em um dos compartimentos, inicie a preparação do outro recipiente.

Coleta dos náuplios :

Desligue a aeração por cerca de 10 minutos, as cascas dos ovos irão boiar e os náuplios irão para o fundo em direção a luz.

Colete os náuplios através de sifonamento com uma mangueira fina (apenas os que serão consumidos) pode ser aquelas de ar utilizada normalmente em aquários.

A água do recipiente de coleta estará com alta salinidade, para servir os náuplios dilua esta água contendo os náuplios com água sem cloro acrescentando entre 4 e 5 vezes o volume da água coletada.

religue a aeração assim que coletar os náuplios.

Adicione os náuplios a um recipiente de 2 litros com 1 litro de água salgada e aeração forte para fornecer bastante oxigênio. Adicione 1 ml de concentrado de Nanno e uma pitadinha (menos de uma ponta da colher de café) de spirulina em pó e deixe por 24h. Após o enriquecimento, peneire as artêmias (com malha própria ou filtro de café) para remover a água e adicione ao tanque de cultivo ou aquário. 

* Para melhores resultados dilua os enriquecedores em água antes de adicionar. 

Após eclodir os cistos e ter separado os náuplios, adicione-os em um frasco com 10 litros de volume útil e 2l de água salgada, o concentrado de Nanno e a spirulina em pó (de acordo com as sugestões acima). 

A cada dia adicionar 0,5 litro de água salgada limpa e, novamente, o concentrado de Nanno e a spirulina em pó na proporção do volume do dia. 

Após 2 semanas já terá artêmias adultas prontas para serem ofertadas. 

* Não se esqueça de oxigenar a água usando soprador e pedra porosa.